ARTIGO - Dia do trabalhado em tempos de Coronavírus!

Isolados devido à pandemia de COVID-19, o dia 1º de Maio, sem as tradicionais passeatas, será totalmente inédito, mas nós do SINDIFISC-MT aproveitaremos a data para ressaltar o papel crucial dos trabalhadores.

Este Dia do Trabalho, evento coletivo por excelência, será inédito na história do mundo. Como se o 1° de maio acontecesse em tempos de guerra, de fome e incertezas.

Os sindicatos tiveram na construção das sociedades modernas, um papel muito importante, colaborando imensamente para torná-las menos desiguais, com mais direitos sociais e coletivos para o trabalhador.

Portanto, mesmo em meio à crise, precisamos continuar avançando em ações que ampliem a representatividade das entidades sindicais, aumentem a participação direta dos trabalhadores, fortaleçam e ampliem o papel das negociações e dos acordos coletivos, deem maior celeridade, agilidade e segurança às soluções dos conflitos, entre outros aspectos. Trabalhamos por propostas que possam compor um plano de modernização.

Metade do mundo está confinado. O vilão, o novo coronavírus já matou mais de 200 mil pessoas. Devido ao triste cenário as manifestações em prol dos direitos do trabalhador estão proibidas, entretanto, nós sindicalistas podemos defender nossos direitos de outras formas de mobilização, através de um artigo como esse, um post nas redes sociais, mensagens via WhatsApp, entre outros.

O SINDIFISC-MT solidariza-se com os que continuam trabalhando, com frequência colocando a própria vida em risco para colocar alimento na mesa, movimentar a economia brasileira e salvar vidas, como por exemplo, os profissionais da saúde, funcionários dos supermercados, padarias, garis, e entre outros serviços essenciais. É importante destacar a contribuição dos trabalhadores em tempos de crise.

Para a maioria da população mundial a comemoração desta data terá nossos lares como palco, nesta ocasião, junto à família, em meio a uma batalha crucial contra a pandemia que nos assola, que exige de todos cada vez mais disciplina social, responsabilidade individual e coletiva.

Somos instrumentos essenciais para a construção dos direitos trabalhistas, proteção dos trabalhadores e promoção de equilíbrio para uma sociedade que nunca perde as esperanças.

Juntos somos mais fortes!

Dia do Trabalho!

Por diretoria SINDIFISC-MT