Convênio vai garantir atendimento psicológico no ambiente de trabalho

Pensando no desenvolvimento de locais de trabalho saudáveis para os filiados do Sindicato dos Empregados dos Conselhos e Ordens de Fiscalização do Exercício Profissional do Estado de Mato Grosso (SINDIFISC-MT), a diretoria da entidade sindical e o Insigth Desenvolvimento & Pessoas selaram um convênio com descontos que variam de 25% a 60% por procedimento.

Por acreditar no potencial do trabalhador filiado, o SINDIFISC-MT aposta em serviços customizados no campo do desenvolvimento pessoal, saúde e qualidade no ambiente de trabalho. E a Insight entra na parceria com atendimentos em Psicoterapia (60% de desconto), Psicoterapia Breve e Focal (30%), Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico (25%) e Coaching (30%), com atendimento de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino, vespertino ou noturno, assim como aos sábados até as 18:00 horas.

De acordo com a presidente do SINDIFISC, Rosangela Vieira, o programa de saúde do trabalhador já está previsto no Estatuto do Sindicato, com objetivo de conceber e desenvolver programas de promoção e prevenção e segurança na saúde no trabalho. “Portanto, firmamos essa parceria com a Insigth com o objetivo de oferecer aos nossos filiados benefícios de saúde preventiva”, disse Rosangela.

A novidade é que além dos atendimentos no espaço físico da clínica de psicologia Insigth, os conselhos filiados ao SINDIFISC poderão solicitar através de agendamento plantões psicológicos, com atendimento realizados no próprio ambiente de trabalho, podendo acontecer uma vez ao mês, com uma taxa simbólica ao filiado de R$ 60,00 (sessenta reais) por plantão.

Para a presidente Rosangela, é preciso criar ambientes onde o trabalhador sinta-se bem ao desempenhar suas funções. “Isto exige cada vez mais a necessidade de se investir em programas e ferramentas que priorizem a saúde física e psicológica, a segurança e a qualidade de vida no trabalho”, avaliou.

A diretoria do SINDIFISC chama a atenção para um tema bastante complexo e delicado, atualmente é alto o índice de casos de depressão, e que se não for tratado pode levar ao suicídio. “O tema deve sim ser tratado no ambiente de trabalho. Precisamos chamar a atenção para a gravidade do problema”, apontou Rosangela.

Nos últimos anos tem crescido o número de pessoas que cometem suicídio, esse fato chama atenção para duas situações: são pessoas com emprego, inclusive altamente qualificadas e o lugar escolhido para o ato, em muitos casos no ambiente de trabalho. “Isso nos faz refletir sobre como estão vivendo os nossos colegas de trabalho e de profissão. Quem está do nosso lado uma pessoa angustiada ou feliz?”, questionou a presidente.

O trabalho significa mais do que uma simples atividade remunerada. Ele possui papel social, na medida em que as pessoas interagem e constroem vínculos. O ambiente de trabalho exerce também uma função psicológica, que envolve aspectos de identidade pessoal, social e profissional, além de ser fonte de reconhecimento e autoestima.

O que a diretoria do SINDIFISC questiona é: O que acontece com os colegas de trabalho, que frequentam o mesmo ambiente de trabalho? O que tem levado muitas pessoas a pensarem o suicídio como solução para os problemas, mesmo tendo família, amigos e emprego?

A presidente do sindicato disse que é prioridade da entidade trabalhar esse tema dentro dos conselhos juntamente com trabalhadores filiados. “Esse é um assunto que as pessoas deixam de lado, ou se preocupam com tantas outras coisas que acabam não percebendo que as pessoas do seu convívio estão com problemas emocionais e psicológicos. E nós da diretoria acreditamos que esse trabalho, que será realizado junto aos conselhos e filiados, vai auxiliar nesse processo e prevenir o surgimento de outros problemas”, disse Rosangela.

Onde e como solicitar os plantões?

Para solicitar e aderir ao programa os representantes dos conselhos devem entrar em contato através do telefone do sindicato (65) 3623-1364 ou pelo e-mail sindifiscmt@gmail.com (falar com Leonardo), em horário de expediente. Como também através do atendimento da Insigth Desenvolvimento & Pessoas pelo telefone (65) 98165-2424 ou no endereço: Avenida Brasil, nº 115, na Galeria Tesouro, sala 4, bairro CPA II, em Cuiabá.

O agendamento tem custo para o conselho?

Os conselhos irão investir o valor de R$ 60,00 (sessenta reais) - taxa simbólica.

Os atendimentos poderão acontecer de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino, vespertino ou noturno, assim como aos sábados.

Da assessoria